menu.about

about.history

about.history

Lauro de Freitas, BA …[ASN] “Estávamos aguardando esse momento, e graças a Deus ele chegou”. A declaração da empresária Débora Santana, mãe de dois filhos, resume o sentimento de famílias de Lauro de Freitas sobre a chegada da Educação Adventista na cidade. O Colégio Adventista de Lauro de Freitas – município com 185 mil habitantes, da região metropolitana de Salvador – foi inaugurado no domingo, dia 9 de dezembro. E surpreendeu a pais, autoridades civis e lideranças educacionais que prestigiaram o evento. Até o momento, 500 alunos já foram matriculados para esta nova unidade de ensino.

Com estrutura moderna e a proposta de oferecer educação em tempo integral, o Colégio de Lauro de Freitas vai atender a uma população que viveu um ciclo de crescimento acima de 20%, nos últimos 10 anos. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, entidade da Organização das Nações Unidas responsável pela avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Lauro de Freitas possui IDH de 0,754, considerado alto pelos padrões do índice. Segundo o levantamento, as dimensões que contribuem para esse resultado são a longevidade, a renda e a educação.

 “Queremos fazer de Lauro de Freitas uma cidade que cresce tanto, também uma cidade melhor”, disse o pastor Erton Kohler, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a América do Sul, denominação responsável pela Educação Adventista em todo o mundo. Ao falar para pais de alunos e para autoridades do município, Kohler ressaltou a estrutura da nova instituição de ensino e os desafios que ela terá, a partir de 27 de janeiro de 2016, quando iniciam as aulas.

“A qualidade desse edifício representa a qualidade e visão da educação adventista. Os pais não querem educar seus filhos para o passado, querem educar para o futuro”, declarou Erton Kohler. O líder sul-americano enfatizou a importância do investimento feito em tecnologia de ponta, com o uso de ferramentas modernas e ensino à distância, e observou que todo o aparato vem contribuir para uma visão de educação que vai além do preparo para o mercado de trabalho. “Antes do vestibular na universidade, nossos filhos precisam passar no vestibular da vida. E esta não é uma escola qualquer, é confessional, de princípios religiosos, que aceita alunos de todas as religiões, mas que pede autorização aos pais para abrir a bíblia e ensinar princípios para os alunos, uma educação que forma e transforma”, declarou.

O prefeito do município, o médico Márcio Paiva, assistiu a cerimônia e mostrou-se satisfeito com a chegada da Educação Adventista na cidade. “Lauro de Freitas hoje é um polo turístico e econômico, e a chegada da Educação Adventista representa mais crescimento para todos os seus moradores. Sem falar que a escola é uma extensão da família na importância de educar os filhos”, disse.

Com o Colégio Adventista de Lauro de Freitas, a Educação Adventista na América do Sul chegou a 889 instituições de ensino, e 312 mil alunos. No estado da Bahia são 29 colégios e quase 15 mil estudantes. Lideranças educacionais comemoraram a expansão da rede na Bahia. “Agradecemos a todas as famílias que têm confiado na educação adventista. O maior tesouro que as famílias têm são os filhos, e compartilhar conosco a educação desses tesouros é uma grande responsabilidade, mas também uma alegria, um orgulho santo trabalhar para a formação dessas pessoas”, disse Edgar Luz, diretor da Educação Adventista para a América do Sul. (Equipe ASN, Heron Santana)